Rua Yamagata, Nº 265. Jd. Takebe, Diadema – SP (11) 4308-4910 / (11) 2375-0872
  • Text Hover

Serviços

 
Através de diferentes serviços o Instituto de Ação Social Enéas Tognini atende populações de todas as faixas etárias. Em nossos pólos de serviços, pessoas em situação de vulnerabilidade vêem suas vidas transformadas para melhor. Conheça mais sobre nossos projetos assistenciais e locais de atendimento.
Legislação

 
A organização tem inscrição de seus serviços socioassistenciais nos Conselhos competentes, está tipificada conforme Resolução CNAS nº 109/2009 materializadas na Resolução CNAS nº 13, de 13 de maio de 2014, oferecendo serviços de Proteção Social Básica e de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, sendo: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço de Proteção Social Especializado para idosos, seus familiares de Cuidadores. Observando os princípios da universalização dos serviços, da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade, equidade, participação e da eficiência, na forma prevista na Constituição Federal e nos princípios gerais de Direito Administrativo. 
Mais Entidades

 
Todas as ações são articuladas com a rede socioassistencial e intersetorial, entre os quais: 

Secretaria de Assistência Social; Centro de Referência em Assistência Social - CRAS; Centro de Referência Especializada em Assistência Social - CREAS; Conselhos de direito, Unidades Básicas de Saúde; Hospitais; Centro de Atenção Psicossocial - CAPSI; Casa Beth Lobo, Centros Culturais, Consórcio Intermunicipal, Secretaria de Educação, entre outras.
 
Projetos

 
Para atender sua missão, o Instituto Social Enéas Tognini atua com projetos e atividades fomentando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Essas ações são realizadas para o seguimento idoso, crianças, adolescentes, deficientes, mulheres e suas famílias, em seus polos de atuação em vários Municípios do Estado de São Paulo. 
  • Núcleo de atendimento especializado ao idoso, sua família e cuidadores – Área de abrangência: Município de Diadema.

  • SCFVI – Núcleo de convivência para a pessoa idosa - Área de abrangência: Região Norte, Leste e Oeste - Município de Diadema

  • Capacitação para cuidadores de idosos - Área de abrangência: Município de Diadema.

  • Projeto Espaço Rosa - Núcleo de Convivência para Mulheres e Família e Projeto ALMA (Musicalização e Integração Social) - Área de abrangência: Município de Itapecerica da Serra

  • Projeto Esperança - Serviço de Convivência para Crianças - Área de abrangência: Município de Mogi Mirim

  • Serviço de Acolhimento e Centro de Convivência Infantil - Município de Louveira

  • Serviço de Garantia de Direitos - Área de abrangência: Municípios de Diadema e Mogi Guaçu

Núcleo de Convivência para Idosos

 
Espaço de proteção social básica de convivência e fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários para idosos, que estejam em situação de risco e vulnerabilidade, promovendo o exercício da cidadania e protagonismo social.


Núcleo Atendimento Especializado para Idosos, seus familiares e Cuidadores

 
Espaço de proteção social de média complexidade, através de atendimento para idosos que estejam em situação de risco e vulnerabilidade, ou com violação de direitos, assegurando com absoluta prioridade, a superação da violência e a garantia de seus direitos.

Rede de Apoio a Família

 
Espaço de proteção social básica de atendimento, acompanhamento e encaminhamento para rede socioassistencial de pessoas que estejam em situação de risco e vulnerabilidade, promovendo o fortalecimento de vínculos familiares, o exercício da cidadania e protagonismo social.
Núcleo de Convivência para Crianças e Adolescentes

Espaço de proteção social básica de convivência e fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários para crianças e adolescentes, que estejam em situação de risco e vulnerabilidade, promovendo o exercício da cidadania e protagonismo social.
Cursos de Capacitação Profissional e Formação Cidadã para geração de renda.

 
O curso para “Cuidador de Idosos” tem como objetivo capacitar o aluno para cuidar de pessoa idosa com ou sem limitações, cuidando do seu bem-estar, melhorando a qualidade de vida e realizando ou auxiliando em toda e qualquer atividade que esteja relacionada à sua saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer, no âmbito familiar ou institucional. São oferecidas aulas teóricas e estágio prático supervisionado no âmbito, domiciliar, hospitalar e institucional.      
Como Ajudar